MENU

Apresentação

Um centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com cinema, teatros, galeria de arte e museu, a Casa de Cultura Laura Alvim (CCLA) foi inaugurada em 12 de maio de 1986. O imóvel havia sido doado ao Governo do Rio de Janeiro em 1983, através da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), seis meses antes da morte de Laura.

A CCLA iniciou suas atividades como espaço multicultural com um teatro, um cinema, um auditório para palestras, uma galeria de arte destinada a exposições, lançamentos de livros e discos e três salas de aula para cursos da área artística e cultural. Hoje, funciona com dois teatros (Teatro Laura Alvim e Teatro Rogério Cardoso), três salas modernas de cinema com excelente programação,  uma galeria de artes e salas de aula para cursos de teatro.

Antes mesmo de ser transformada em centro cultural, a Casa já era ponto de encontro de artistas como Tônia Carreiro, Fernanda Montenegro, Camila Amado e o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone (integrado por futuras estrelas, dentre elas Regina Casé e Luis Fernando Guimarães), que ensaiavam na casa, com a presença constante da anfitriã, Laura Alvim.