Artistas viram santos, anjos e arcanjos em exposição “Ícones do Brasil”, de Claudio Tovar

Abre na quarta-feira, 2 de maio, a exposição “Ícones do Brasil “, de Claudio Tovar, na Galeria Laura Alvim.

São 25 trabalhos, divididos em quadros, estandartes e ícones de inspiração ora bizantina, ora bem popular onde Claudio homenageia amigos e ídolos, transformando-os em Santos, Anjos e Arcanjos. São colagens bastante minuciosas, como o são os ícones ortodoxos: filigranas feitas com materiais carnavalescos , joias antigas e toda sorte de materiais reaproveitados, marca registrada do artista.

Dentre os homenageados estão Chico Anysio, Carmem Miranda, Elke Maravilha, Ayrton Senna, Clementina de Jesus, Cazuza, Lampião e Maria Bonita , Rogéria , Raul Seixas , Cassia Eller, Dercy Gonçalves, Grande Otelo e muitos outros.

"Tantos artistas!Onde estarão? Como estarão? Como serão?", diz Claudio. M"e dei ao trabalho de imaginá-los num astral santificado, pois só assim poderão estar. Com o auxílio da manipulação de imagens de Thiago Detofol, e de um minucioso trabalho de colagens fui, aos poucos, conseguindo visualizá-los. Algumas vezes, bem populares, outras vezes gloriosos santos, anjos e arcanjos da mais alta linhagem celestial. E, enquanto apareciam para mim, invocava o que eles tinham dado de melhor a todos nós”, diz Claudio.