Apresentação
Doada ao Governo do Estado em 1983, seis meses antes da morte da proprietária Laura Alvim, a casa foi transformada em Centro Cultural e inaugurada em 12 de maio de 1986. Hoje pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro. Um centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com 3 salas de cinema, teatros, galeria de arte, bistrô, estúdio de música e a memória de Laura Alvim.
Mulher à frente de seu tempo, Laura queria ser atriz, mas sua família nunca o permitiu. Resolveu fazer desta frustração um estímulo: construiu nas dependências da casa um palco, onde declamava e encenava para amigos, promovia encontros entre veteranos e jovens artistas, sempre incentivando a cultura. Com 2.000 metros quadrados de área construída, a Casa de Cultura Laura Alvim abriga um café, uma livraria, três salas de cinema, o Teatro Laura Alvim(245 lugares), o Espaço Rogério Cardoso (70 lugares) e a Galeria Laura Alvim, tendo se tornado um ponto de referência para artistas e intelectuais do Rio de Janeiro.
Administrada pela FUNARJ, a Casa de Cultura Laura Alvim abriga um café, uma livraria, três salas de cinema, o Teatro Laura Alvim (245 lugares), o Espaço Rogério Cardoso (70 lugares), a Galeria de Arte Laura Alvim e o Museu de Laura, com exposição permanente de móveis e objetos pessoais de Laura e de sua família.