Sobre a Casa de Cultura Laura Alvim

ccla

Um centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com cinema, teatros, galeria de arte e museu, a Casa de Cultura Laura Alvim foi inaugurada em 12 de maio de 1986. O imóvel havia sido doado ao Governo do Rio de Janeiro em 1983, através da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), seis meses antes da morte de dona Laura.

A CCLA iniciou suas atividades como espaço multicultural com um teatro, um cinema, um auditório para palestras, uma galeria de arte destinada a exposições, lançamentos de livros e discos e três salas de aula para cursos da área artística e cultural.

Após ter passado por extensa reforma, que modernizou suas instalações, a Casa de Cultura Laura Alvim (um espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ) retomou suas atividades em setembro de 2016 como um verdadeiro presente para a população do Rio de Janeiro, num dos endereços mais bonitos e privilegiados de Ipanema.

A reforma e a modernização – trabalho sem precedentes na Casa desde sua inauguração – foram patrocinadas pela empresa suíça OMEGA, que se instalou ali, durante os, “Jogos Olímpicos do Rio 2016”, e deixou o espaço ainda mais encantador.

Com nova identidade visual, adequada a sua nova fase, a Casa de Cultura Laura Alvim reabriu com seus dois teatros completamente modernizados, três cinemas, um grande salão para eventos culturais, de frente para o mar, salas multiuso, galeria de arte e espaço para gastronomia, sempre oferecendo uma programação variada e de qualidade.

O teatro principal ganhou 190 novas poltronas, sendo 4 reservados para acessibilidade, equipamentos, camarins e outras instalações. Já o Teatro Rogério Cardoso – também conhecido como o “Porão” -, com 53 lugares, passou a receber tanto peças teatrais quanto saraus, atuações e outras possibilidades de eventos. As salas de cinema tiveram a acústica melhorada e ficaram mais confortáveis.

A Casa Laura Alvim também recebeu em 2022, em colaboração da FUNARJ com a PRIO, um retrofit, atualizando as dinâmicas da casa, com parcerias para modernização do espaço e recepção de mais espetáculos teatrais e eventos. Abriu espaço para uma nova fase de comemorações ao seu aniversário de 35 Anos de inauguração.