kadikoy moto kurye umraniye moto kurye tuzla moto kurye atasehir moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye

MENU

Exposição “Duo” celebra Ipanema com fotos e pinturas

Amigos desde a década de 1980, quando John Nicholson pintou Vanda Klabin descendo as escadas de sua casa, o artista e a curadora estarão juntos profissionalmente pela primeira vez. Agora, a dupla faz uma bela homenagem à beleza carioca e reúne num só espaço as curvas da musa nas areias e o horizonte do mar de Ipanema. Com cerca de 50 obras e texto de apresentação do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, a mostra Duo estará em cartaz até 25 de agosto na Casa de Cultura Laura Alvim.

Há mais de 40 anos no Brasil, o americano John Nicholson tem as praias da Zona Sul como principal cenário de suas obras. Em Duo, o artista, que formou nomes da Geração 80 como Daniel Senise e Beatriz Milhazes, apresenta aquarelas da série “A Rita Levou...”, inspirada na jornalista Rita Capell, uma legítima moradora de Ipanema. Desde o ano passado, John fotografa e pinta sua musa em momentos como o jogo de altinha na praia, o balanço a caminho do mar e ao violão no fim do dia.

“Gosto de observar o Rio de Janeiro e sua luminosidade intensa, com seus ritmos barulhentos e vitais. Nesse trabalho retrato a nova garota de Ipanema, agora madura, independente, que curte o sol, mas trabalha e decide o próprio futuro”, explica John. O público poderá conferir ainda na exposição sete pinturas em acrílico abstratas, da série “Abstratos Líricos”, que com sua explosão de cores, complementam as curvas e vibrações da cidade. Os abstratos também estão em cartaz na Galeria Patricia Costa.

Uma das principais curadoras do país, Vanda Klabin nasceu em Ipanema, onde passou parte da infância. Voltou a viver no bairro na década de 1990, de onde fotografa quase diariamente de sua janela o amanhecer e o entardecer na praia. Sempre inquieta e envolvida com inúmeros projetos ao mesmo tempo, em Duo ela apresenta ao público esses registros informais, que também costuma postar no instagram e passaram até a ser referência para os surfistas observarem o movimento das ondas.

“É um olhar quase cotidiano, um exercício despretensioso, uma imersão na beleza convulsiva da paisagem. Toda fotografia disponibiliza um pedaço do mundo e tanto ela quanto a pintura, são ambas sistemas de produzir imagens. Não fotografo a natureza em preto e branco e na majestosa paisagem não aparecem traços humanos”, explica Vanda, que começou a fotografar na década de 1970, inspirada em seus bons amigos fotógrafos.

Assista

Incorporar HTML não disponível.

kurtköy evden eve nakliyatgöktürk evden eve nakliyatbeylikdüzü evden eve nakliyatpendik evden eve nakliyatadalar evden eve nakliyatşile evden eve nakliyatbahçeşehir evden eve nakliyatataşehir evden eve nakliyatmaltepe evden eve nakliyatçekmeköy evden eve nakliyatbeykoz evden eve nakliyatsariyer evden eve nakliyatşişli evden eve nakliyatbüyükçekmece evden eve nakliyatbaşakşehir evden eve nakliyatkurtköy evden eve nakliyattuzla evden eve nakliyatyeşilköy evden eve nakliyatkadıköy evden eve nakliyat ataköy evden eve nakliyathalkali evden eve nakliyatüsküdar evden eve nakliyatistanbul ofis taşımaeşya depolamaistanbul evden eve nakliyatistanbul evden eve nakliyateşya depolama şişli evden eve nakliyatbahcelievler evden eve nakliyatbakırköy evden eve nakliyatbahçeşehir evden eve nakliyatgöktürk evden eve nakliyat

kadikoy moto kurye umraniye moto kurye tuzla moto kurye atasehir moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye