Festival MULTICIDADE traz arte da mulher contemporânea

A Casa de Cultura Laura Alvim recebe o festival MULTICIDADE, que traz ao Rio de Janeiro mulheres artistas da Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, França e Brasil (RJ, SP e PE) como forma de possibilitar o intercâmbio e a reflexão sobre o fazer artístico e o posicionamento da mulher na sociedade contemporânea. Trabalhos de excelência artística de mulheres engajadas na ampliação dos espaços sociais de atuação da mulher. A direção geral e curadoria do festival são da atriz e diretora italiana Paola Vellucci, da diretora sérvia Jadranka Andjelic e da dramaturga e cineasta brasileira Eveline Costa.

Focado na produção teatral contemporânea e multimídia, a programação oferece ao público, de todos os gêneros, uma variada programação de espetáculos, performances, instalações, concerto teatral, exposição fotográfica, mostra de vídeos, demonstração de trabalhos, falas temáticas e oficinas.

Ao contrário do que aconteceu na 1ª edição, quando o festival ocupou durante 8 dias as instalações do Espaço Tom Jobim, localizado no Parque Jardim Botânico, a atual edição se “espalha” pela cidade com cerca de 19 atividades acontecendo em 9 equipamentos no Centro e Zona Sul do Rio de Janeiro.

A abertura, dia 9 de novembro, será na área externa do MAM - Museu de Arte Moderna, com apresentação do espetáculo de teatro aéreo “Paper Dolls” (Alemanha). Nos dias seguintes a programação acontece no Teatro Ipanema, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Teatro Poeira, na Casa França-Brasil, no Espaço Sequência, na Casa 7 e no Goethe-Institut. O encerramento será na Sala Cecília Meirelles, com o concerto teatral “Tout Moreau” do Voix Poliphonique (França).

O MULTICIDADE está conectado ao THE MAGDALENA PROJECT, uma rede internacional de mulheres atuantes no cenário artístico contemporâneo, que têm como perfil a valorização do fazer artístico feminino e a contribuição para a criação e comunicação em rede, como forma de fortalecimento mútuo, num sistema primordialmente colaborativo.

A diretora Jill Greenhalgh, uma das fundadoras do The Magdalena Project, participa da programação com uma oficina de construção da performance “Daughter/Filha”, que será apresentada no último dia do festival. Esta atividade já realizada em Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, País de Gales e Suíça. Depois do Brasil, Jill a levará essa atividade para o Japão, EUA e Irlanda.

A programação completa e os locais das atividades pagas ou gratuitas, assim como informações e inscrições para participar das oficinas gratuitas e da programação do Espaço Aberto com curtas apresentações, work in progress e intervenções de até 15 minutos, estão disponíveis no site oficial do MULTICIDADE: www.multicidade.com. As atualizações da programação, fotos, vídeos e depoimentos poderão ser acompanhados pelo Instagram e Facebook: https://www.facebook.com/festivalmulticidade/

Programação Diária:

09/NOV, SEXTA FEIRA

15h – FÓRUM com participantes do Festival

17h – Exposição Fotográfica MUNDOS ESQUECIDOS

por Eliane Band [RJ . BRASIL]

Casa de Cultura Laura Alvim - Galeria

19:30h – Espetáculo PAPER DOLLS

com Jana Korb, Teatro Aéreo [ALEMANHA]

MAM - Museu de Arte Moderna

10/NOV, SÁBADO

15h – ESPAÇO ABERTO

Casa de Cultura Laura Alvim - Sala Multiuso

17h – Fala Temática TIRANDO OS PERSONAGENS DO ARMÁRIO, Diversidade Sexual e de Gênero na Dramaturgia Contemporânea

com Marcia Zanelatto  [RJ . BRASIL]

20:30h – Espetáculo LUNARIS

com Emilie Sugai [SP . BRASIL]

11/NOV DOMINGO

15h – ESPAÇO ABERTO

17h – Fala Temática MULHERES NEGRAS E AS ARTES CÊNICAS

com Carmen Luz [RJ . BRASIL]

20:30h – Espetáculo A RECEITA

com Naná Sodré, Grupo O Poste [PE . BRASIL]

12/NOV SEGUNDA-FEIRA

15h – Fala Temática TRÁFICO DE MULHERES - A palavra de  NEVENA MITIC

"Violência, Arte e Realidade" Ato Performático/filme em processo, direção de Eveline Costa.

Teatro Laura Alvim

16h – ESPAÇO ABERTO