FUNARJ abre inscrições para editais voltados às artes cênicas, à música ao vivo e ao audiovisual

Boa notícia para a cultura fluminense.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ, abre inscrições nesta terça-feira, 23/3, para três editais de estímulo que vão beneficiar as artes cênicas e o audiovisual com recursos de quase R$ 1 milhão.

Prêmio FUNARJ de Montagem Teatral premiará com R$ 60 mil, cada, uma de 10 obras teatrais nas modalidades adulto e infanto-juvenil de grupos, companhias ou artistas independentes. Seis destes trabalhos serão, preferencialmente, da Baixada Fluminense. Uma vez montados, os projetos premiados serão apresentados nos teatros Glaucio Gill, em Copacabana; Arthur Azevedo, em Campo Grande; Armando Gonzaga, em Marechal Hermes; e Mário Lago, na Vila Kennedy. Todos são equipamentos culturais da FUNARJ.

Prêmio FUNARJ de Produção de Curta-Metragem/Lab Curta dará apoio financeiro de R$ 25 mil para cada um de 12 curtas de ficção, documentário ou animação. Sete trabalhos serão provenientes da Baixada Fluminense. Os premiados serão exibidos em um festival de cinema, a ser organizado na Casa de Cultura Laura Alvim, espaço da FUNARJ em Ipanema.

Enquanto isso, o Prêmio FUNARJ de Música ao Vivo selecionará 12 projetos de música ao vivo, de quaisquer gêneros musicais, feito por grupos, companhias ou artistas independentes do estado do Rio de Janeiro. Cada um receberá R$ 7 mil. Em contrapartida, os projetos premiados deverão ser apresentados duas vezes no Teatro Mário Lago, espaço da FUNARJ em Vila Kennedy, na Zona Oeste.

As inscrições estão abertas até 7 de maio e podem ser feitas a partir desta terça-feira, 23/3, aqui.