kadikoy moto kurye umraniye moto kurye tuzla moto kurye atasehir moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye

MENU

O Olhar “Ímpar” de Carla Nobre Mendes sobre o Rio

A fotógrafa e cineasta paulista Carla Nobre Mendes mostra seu olhar sobre o Rio na sua primeira individual na cidade, com curadoria do fotógrafo Felipe Hellmeister.

A exposição pode ser vista na Galeria Laura Alvim, de 11 de janeiro até 4 de fevereiro.

O olhar de Carla sobre o Rio é generoso e acolhedor. Mais do que isso: seu olhar é amplo e vai além do lugar comum – mesmo quando registra uma paisagem mais “manjada”, para usarmos uma expressão bem carioca. Nas 26 imagens selecionadas por ela e por Felipe para a mostra, a fotógrafa nos reapresenta pontos e paisagens de uma cidade que a vida cotidiana de quem vive ou trabalha nela acaba por deixá-los despercebidos (para não dizer invisíveis). Há desde cenários idílicos como as praias e o cair da noite na Lagoa (tendo os simpáticos pedalinhos compondo o cenário) quanto as belezas de áreas mais desfavorecidas pelo poder público, caso da comunidade do Vidigal, que inspirou uma série de oito fotos.

E a artista mira sua lente do amor, com a devida licença de Gilberto Gil, para além da dicotomia entre as ditas “belezas” e “mazelas” – e as aspas não estão aqui por mero acaso – da cidade. Ao revelar suas impressões, ela também mostra-nos uma terceira cidade, de cenários sobrepostos, como vemos numa imagem onde estão a Praia de Ipanema e seu famoso calçadão. É como se a fotógrafa colocasse em xeque a própria noção de realidade (ou o que pensamos conhecer como tal) e quisesse, com isso, nos provocar uma espécie de estranhamento. E justo com aqueles que julgam conhecer tão a fundo o lugar em que vivem. Cariocas da gema ou por afinidade, natos ou por afinidade.

A ligação de Carla Nobre Mendes com a fotografia é antiga. Ainda criança, se deixou fascinar pelo carinho com que seu pai, o saudoso engenheiro Newton Nobre (que projetou o metrô de São Paulo), devotava ao que era para ele um hobby. Aos 13, ela deu seus primeiros cliques e não parou mais. E o trabalho com publicidade e cinema (passou pelas mais importantes produtoras do país) só aprimorou o seu olhar.

A ligação de Carla com o Rio também é antiga. Remonta às férias escolares, quando a família vinha à cidade. “Por que a gente não mora aqui?”, perguntava-se a menina. O tempo passou, e os trabalhos como diretora fizeram com que ela voltasse à cidade com mais e mais assiduidade. E a cada reencontro, lá estava ela com a câmera em punho. E, durante sete anos, compôs um numeroso acervo resultante desse seu olhar sobre o Rio. E parte dele é a razão de “Ímpar”.

 

Assista

Incorporar HTML não disponível.

kurtköy evden eve nakliyatgöktürk evden eve nakliyatbeylikdüzü evden eve nakliyatpendik evden eve nakliyatadalar evden eve nakliyatşile evden eve nakliyatbahçeşehir evden eve nakliyatataşehir evden eve nakliyatmaltepe evden eve nakliyatçekmeköy evden eve nakliyatbeykoz evden eve nakliyatsariyer evden eve nakliyatşişli evden eve nakliyatbüyükçekmece evden eve nakliyatbaşakşehir evden eve nakliyatkurtköy evden eve nakliyattuzla evden eve nakliyatyeşilköy evden eve nakliyatkadıköy evden eve nakliyat ataköy evden eve nakliyathalkali evden eve nakliyatüsküdar evden eve nakliyatistanbul ofis taşımaeşya depolamaistanbul evden eve nakliyatistanbul evden eve nakliyateşya depolama şişli evden eve nakliyatbahcelievler evden eve nakliyatbakırköy evden eve nakliyatbahçeşehir evden eve nakliyatgöktürk evden eve nakliyat

kadikoy moto kurye umraniye moto kurye tuzla moto kurye atasehir moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye moto kurye