Vozes femininas comemoram o Mês da Mulher na Casa de Cultura Laura Alvim

Em março, o projeto Música na Laura homenageia as mulheres com shows apenas de cantoras da nova cena da música brasileira: Júlia Vargas (4/03), Katerina Polemi (11/03), Silvia Machete (13/03), Monique Kessous (18/03) e Mariana Aydar (27/03).

As apresentações acontecem aos domingos, 17h30, e às terças, 20h, respectivamente na varanda e no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim - espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ. O projeto tem patrocínio da Vivo e curadoria da Xirê Produções, em parceria com o programa Faro, da Rádio SulAmérica Paradiso FM. Os ingressos custam R$ 20 (inteira).

No dia domingo, 4/03, às 17h30, Júlia Vargas, que tem recebido críticas como uma das maiores intérpretes de sua geração, apresenta “Pop Banana” em formato intimista, acompanhada apenas pelo acordeon de João Bittencourt. Este, que é seu mais recente trabalho, aborda a diversidade e fala sobre preconceito, diferença, aceitação com um repertório que passeia pelo disco, mas também é certeiro ao extrapolar as canções gravadas. Julia promove releituras de compositores consagrados, como João Bosco, Aldir Blanc, Jorge Mautner e Tom Zé, e segue com novos compositores da cena carioca, entre eles Claos Mózi, Ivo Vargas e André Vargas, Carlos Posada, Vitor Lobo e Marcos Mesmo. Há ainda releituras de Larissa Luz e Filarmônica de Pasárgada.

Katerina Polemi é a convidada do dia 11/03, às 17h30. Cantora, compositora e multi-instrumentista londrina (de origem brasileira e grega), Katerina já foi premiada por suas trilhas sonoras para teatro e cinema, se apresentou no Carnegie Hall (Nova York), no Boston Symphony Hall, no auditório Stravinsky (Suíça), e no Megaron Mousikis Garden (Grécia). Seus shows levam o público a viajar pelo mundo, com uma diversidade de línguas e sonoridades brasileiras, afro-brasileiras, gregas, além de jazz e gypsy jazz, em interpretações originais e composições autorais.

“Dussek veste Machete”, registrado e lançado em DVD numa parceria Canal Brasil/Biscoito Fino, chega ao Teatro Laura Alvim no dia 13/03, às 20h. Silvia Machete traz as canções de Eduardo Dussek - como Aventura, Cabelos negros e Chocante – além de repertório escolhido a quatro mãos com o compositor carioca, que também fez a supervisão artística do projeto. No palco, Silvia é acompanhada apenas do pianista Danilo Andrade e oferece ao público doses generosas de humor, música e picardia com seu estilo performático inconfundível, aliado à sátira e à crônica musical das canções de Dussek.

Com uma das vozes mais bonitas da música brasileira, Monique Kessous mostra suas próprias canções no dia 18/03, às 17h30, na varanda da Casa. Dona de uma trajetória profícua e internacionalmente reconhecida, com quase dez anos de carreira, três álbuns autorais lançados e mais de 30 músicas próprias gravadas, a artista coleciona hits nas principais rádios do país, seis músicas em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, e prêmios como o Prêmio Multishow de Artista Revelação.

Por fim, a obra sofisticada e contemporânea com raízes na MPB, samba e na música nordestina de Mariana Aydar dá o tom no último show de março, dia 27/03, às 20h, no teatro da Casa. Cantora e compositora, Mariana é uma artista de palco, visceral. Já cantou com vários nomes como Elba, João Donato, Alcione, Criolo. Além de quatro discos e a direção de um documentário sobre a obra de Dominguinhos, a artista lançou os singles: “Te faço um cafuné” e “Eu te amo você” e segue rumo ao quinto disco.

Para a diretora da Casa de Cultura Laura Alvim, Renata Monteiro, a continuidade, este ano, dos projetos que começaram em 2016 tem um gosto mais especial em meio ao momento crítico pelo qual passa o Rio de Janeiro. “A arte é nossa resposta à crise. A casa resiste bravamente com uma programação contínua e de qualidade para os cariocas e os turistas que nos visitam. A renovação de um projeto como esse, hoje, é motivo de uma comemoração ainda maior!”.

A Vivo é patrocinadora do MÚSICA NA LAURA desde novembro de 2016, incentivando e apresentando a efervescente cena musical brasileira em dois shows mensais, sempre às terças-feiras, no Teatro Laura Alvim. A empresa também patrocina a edição 2017/2018 do MÚSICA NA VARANDA da Casa de Cultura Laura Alvim, com shows ao vivo e DJ sets nas tardes de domingo, de 3 de dezembro de 2017 a 22 de julho de 2018.