O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna

Sobre

A França tem Moliére. A Itália tem Goldoni. O Brasil, felizmente, tem Ariano Suassuna, autor de várias jóias da dramaturgia popular brasileira. Apesar de sua grande e principal inspiração ser o genuíno homem brasileiro, encontra-se na obra deste mestre a influência do universo das comédias francesas e do gênero italiano da comédia dell'arte. Todas estas são artes que souberam retratar, com lente de aumento, as principais características do comportamento humano. Que levam crianças e adultos a vivenciar a rica cultura popular brasileira.

Mescla da literatura de cordel e de ritmos como a ciranda, o bumba-meu-boi, o cavalo-marinho, o frevo, a comédia “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” interage com o público de forma leve, lúdica, colorida e alegre levando-o a cantar, dançar e identificar-se com a sensibilidade e a esperteza dos personagens de Ariano Suassuna. A trilha sonora é executada ao vivo.

O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais 10 filhos num casebre. Por mais que sua esposa peça, Simão nega-se a trabalhar, convencendo-a com suas desculpas.

Num belo dia, um vaqueiro, penalizado pela situação da mulher, presenteia o casal com uma vaca. Joaquim Simão, que detesta o presente, troca a vaca por um burro, o burro por uma cabra, a cabra por um galo e o galo por um pão francês.

Um homem rico, que presencia as trocas, aposta dinheiro com Joaquim, dizendo que sua esposa não vai gostar do resultado das trocas. Joaquim , que bem conhece sua mulher, aceita a aposta.

• espaço: Teatro Laura Alvim
  • tipos:

• Data: 24-02-2018 a 18-03-2018
  • Horário: Sábados e domingos, às 16h
  • Classificação etária: Livre
  • Preço: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)